O propósito

A Vontade do Vento procura mostrar as impressões de diversos indivíduos respeito da provável relação que possa existir entre a espiritualidade e a consciência social, ao mesmo tempo que tenta lançar uma olhada aos interesses políticos que podem estar por trás do maior o menor grau de envolvimento com as necessidades humanas.

Como pano de fundo escolheu-se a caravana humanitária Tour of Hope Filipinas 2015, organizada pela ONG Brasileira Conexão Voluntários em Campo. Ao longo deste docu-reportagem veremos como é o trabalho dos voluntários em pleno centro do Arquipélago das Filipinas.

O método

Apresenta-se três linhas de informação pertinentes ao objetivo do trabalho: as entrevistas individuais, o registro das atividades humanitárias in locum, e a reportagem investigativa.

Esses três blocos informativos tem sido organizados em um docu-reportagem de uma hora de duração, procurando não forçar um ponto de vista mas deixando ao espectador a responsabilidade final de avaliar os comentários e se identificar com um ou otro ponto de vista.

O conteúdo

Em A Vontade do Vento, falaremos com vítimas do Haiyan, voluntários do Brasil, missionários das Filipinas e até um diplomata filipino em Brasília. Cada um tendo uma percepção particular do significado social, espiritual e político das atividades humanitárias.

Revisaremos também o grau de participação do Governo Brasileiro na ajuda aos afetados pelo Haiyan em comparação à resposta internacional, e entregaremos dados duros que podem indicar um caminho para a compreensão do tópico que motiva este trabalho.

+